Programa de extensão de faculdade pretende ensinar noções relacionadas ao mundo jurídico a fim de fortalecer o exercício da cidadania de alunos e pais

Uma instituição de ensino superior de Curitiba quer levar noções de Direito às escolas públicas e privadas de Ensino Médio da capital paranaense. A Faculdade Pan-Americana de Administração e Direito está desenvolvendo um projeto de extensão que pretende ensinar noções relacionadas ao mundo jurídico a fim de fortalecer o exercício da cidadania, tanto para os estudantes quanto para os pais dos alunos. A proposta prevê encontros mensais de até 50 minutos, sempre com um mediador trazendo alguma problemática da sociedade.

“O direito está em todo lugar e é importante para entender como as relações sociais acontecem, o que é permitido e o que é proibido, como podemos exercer nossa cidadania a fim de construir uma sociedade mais justa. Essa compreensão não pode ser restrita aos bancos universitários, visto que é função da escola também formar jovens cidadãos”, explica Ana Cristina Baruffi, coordenadora do curso de Direito da Faculdade Pan-Americana.

O projeto deve começar ainda este mês e as escolas que tiverem interesse em participar podem enviar um email para coordenacao@fapad.edu.br. Nao haverá nenhum custo.

O programa faz parte da Campanha da Responsabilidade Social da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que anualmente recebe ações de faculdades com o objetivo de estabelecer uma ponte entre o setor acadêmico e a sociedade por meio de projetos voluntários realizados pelas instituições de ensino superior em múltiplas áreas. Estudantes, professores, técnicos e voluntários estão envolvidos nas ações.

“O projeto traz benefícios para a comunidade, porque leva lições de cidadania desde a base para os jovens. Já para alunos e professores das faculdades de Direito, a ação promove uma experiência muito rica para desenvolver na prática o que é visto e ensinado nas salas das universidades”, diz Ana.