Curso em processo de autorização pelo MEC

OBJETIVO  GERAL

O curso de Administração da FAPAD, tem como objetivo proposto, formar profissionais qualificados ao exercício da profissão, com capacidade para compreender abordagens técnicas, cientificas, sociais e econômicas, pensamento crítico, visão humanística e solida formação teórica e prática das diferentes áreas que a profissão possibilita, buscando novas práticas emergentes no campo do conhecimento da administração e suas tecnologias, para administrar e transformar organizações e sociedade, mediados por valores, ética e responsabilidade social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Promover a formação técnica, cientifica, social e econômica, sob a ótica das práticas e conhecimentos na área da administração;
b) Estimular o ensino, pesquisa e extensão, no sentido de preparar administradores efetivos no campo da investigação, análise e solução de problemas;
c) Formar profissionais com conhecimentos básicos e especializados sobre processos e estratégias organizacionais complexas;
d) Possibilitar formação teórica e prática dos diferentes conhecimentos na implementação de princípios da administração e da gerência;
e) Desenvolver habilidades e competências relacionadas a comunicação, trabalho em equipe, análise e solução de problemas, pensamento crítico, valores e ética;
f) Estimular o conhecimento e a utilização das técnicas modernas de gestão e administração para transformar organizações e sociedade;
g) Facilitar a formação complementar, contribuir para flexibilização da matriz curricular e desenvolver habilidades e competências complementares para o mercado de trabalho.

Nessa perceptiva, os objetivos do curso consideram o perfil do egresso, habilidades e competências, estrutura da matriz curricular, o contexto educacional, características locais, regionais e novas práticas do conhecimento da Administração.

PERFIL DO EGRESSO

A formação do Administrador deve estar acompanhada de uma visão humanística, científica e tecnológica, dotado de um domínio conceitual, capacidade empreendedora, responsabilidade social, política e preocupação com o meio ambiente. Ainda o Administrador deve desenvolver competências como padrão de articulação entre o conhecimento e inteligência pessoal, pois conforme exigência Lei nº 9.394 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20/12/96, isto se torna o eixo do processo ensino aprendizagem. Sendo então as competências, as capacidades ou saberes em uso, que envolvem conhecimentos, habilidades e valores.

O curso de graduação em administração, em consonância a Resolução nº. 04, de 13 de julho de 2005, que regulamenta as Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em administração, deve possibilitar a implementação da formação profissional e desenvolver a incorporação de uma gestão administrativa, fundamentada na concepção crítica das relações existentes entre educação, sociedade e trabalho. O Curso de Administração EaD da PAFAD conforme suas DCN estabelece as seguintes competências ao perfil do egresso:

a) Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais; b) Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento; c) Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais; d) Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional; e) Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável; f) Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; g) Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

Nesse contexto, o curso de graduação em administração a distância da Faculdade Pan-Americana incorpora expressamente a orientação da Resolução CNE/CES nº 4/2005, nos artigos 3º e 4º. Dessa forma, pode-se mencionar que mapa de competências do egresso do curso de Administração da FAPAD está contextualizado da seguinte forma:

• Conhecimento nas diversas áreas da Administração;
• Análise e Solução de Problemas;
• Trabalho em Equipe;
• Comunicação;
• Pensamento Crítico;
• Valores e Ética.

O conhecimento relacionado as diversas áreas da Administração, norteia o egresso quanto aos saberes científicos e técnicos nas dimensões sociais, ambiental e econômicas, no contexto das empresas e sociedade, assim como também a administração destes saberes, considerando o contexto que estão inseridos, capacidade de adaptação, tomada de decisão, absorção de informações sobre contextos atuais e emergentes no campo da Administração.

Que o discente seja capaz de utilizar teorias e modelos estudados no curso de Administração da FAPAD, aplicando-os nos sistemas organizacionais, sociais, ambientais e econômicos, a partir da análise dos comportamentos das empresas e pessoas e como essas organizações impactam o bem-estar da sociedade, seja por meio de consultorias e ou elaboração, implementação de projetos. Nessa perspectiva inclui conhecimentos de formação básica, formação complementar e profissional e ainda prática profissional, estabelecidos no PPC da Faculdade Pan-Americana.

A análise e solução de problemas, refere-se a identificar problemas em contextos específicos e fazer uma análise a partir de conceitos e ferramentas qualitativas e quantitativas, para propor soluções adequadas, que o discente tenha capacidade de estruturar um problema de forma metodológica e analítica, fazendo relação causa-efeito e alternativas eficientes e eficazes para solucioná-los, fazendo relação teoria e prática e implementando plano de ação.

O pensamento crítico, está relacionado a capacidade do acadêmico a questionar dados, fontes, informações, evidências, modelos, a partir de argumentos lógicos e racionais, com o propósito de alcançar resultados com eficiência e eficácia. Nesse contexto pode desenvolver capacidade de diferenciar evidências, reconhecer limitações, analisar pontos fortes, fazer inferências, usar teorias alternativas, desde logicamente sejam validadas.

O trabalho em equipe, refere-se à habilidade e competência de gerenciar conflitos, reconhecer aspectos positivos de crescimento e evolução, interdependências, contribuindo para um clima organizacional de confiança recíproca, em busca de resultados comuns.

Saber ouvir e reconhecer as necessidades individuais e coletivas, que os discentes possam trabalhar em grupos diversificados, reconhecendo as diversas perspectivas e perfis individuais que mutuamente colaboram para coletividade, preservando a ideias criativas e desenvolvidas em equipe, em busca do sucesso organizacional e das pessoas.

Comunicação, está relacionada a capacidade de compartilhar e expressar de forma verbal e não verbal, ou escrita, informações, ideias, conceitos e conhecimento técnico e científico, de forma clara e assertiva para cada tipo de público. Expor ideias em grupo, elaborar documentos com coesão e coerência, com elementos de argumentação sólidos, saber ouvir, desenvolver empatia e confiança com público-alvo, escolher os melhores meios de comunicação, dar e receber feedback, entre outras necessidades.

Valores e Ética, como atributos essenciais para os profissionais da Administração, atuarem como agentes de transformação das organizações e sociedade, de forma transparente, fundamentados no tripé da responsabilidade social.

Dessa forma, com o objetivo de propiciar o pleno desenvolvimento de habilidades e competências dos egressos, o curso de administração direciona suas atividades didático-pedagógicas para o reconhecimento e definição apropriados de problemas, estratégica de soluções, desenvolvimento da argumentação e o aperfeiçoamento de técnicas comunicativas que possam projetar, nacionalmente e internacionalmente o exercício profissional, a reflexão e a atuação crítica sobre a esfera da produção e o desenvolvimento de raciocínio lógico, crítico e analítico.

Ademais, o curso prima por incentivar atitude proativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender. Com isso, pretende-se desenvolver a capacidade profissional plena dos egressos, oferecendo instrumentos efetivos para aprendizado colaborativo, compartilhando a experiência do cotidiana, com o ambiente de trabalho, e atuação profissional, seja desenvolvendo sua capacidade para elaboração, implementação e consolidação de projetos em organizações públicas ou privadas, seja para o desenvolvimento da capacidade para realização de consultorias em gestão e administração, planejando sua atuação profissional, e se preparando para as novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho, no âmbito da administração e suas tecnologias.

É importante frisar que o perfil do egresso, habilidades e competências serão atualizadas a cada semestre letivo, tendo em vista o parecer CNE/CES Nº 438/2020, que estamos aguardando homologação, priorizando sua ampliação, e em função de novas demandas apresentadas pela transformação do mundo do trabalho.

ESTRUTURA CURRICULAR:

DISCIPLINAS OPTATIVASCarga Horária em Horas-Relógio
Libras60
Relações étnico-raciais e cultura afro-brasileira e indígena60
Estrutura de Capital e Fontes de Financiamento60
Gestão da Cadeia de Suprimentos60
Noções de Finanças Internacionais60
Gestão do Varejo e Serviços60
Marketing para o Varejo60
Política e Sociedade60
Instituições de Direito Público e Privado60
Direito Administrativo60
Licitação Contrato e Convênio60
Política, Cidadania e Diversidade60
Gestão Pública60
Integralização da Estrutura CurricularCarga Horária em Horas-Relógio
Disciplinas Curriculares Obrigatórias2740
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)60
Atividades Complementares120
Seminários Temáticos I e II40
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS2960
Carga horária de disciplinas optativas240
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO3200
LIBRAS (60h optativa / ENADE (obrigatório)
CERTIFICADO: BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

*As práticas Curriculares de Extensão correspondem a 10% do total da carga horária curricular estudantil, em consonância com a Resolução nº 7, de dezembro de 2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PENE 2014-2024 e dá outras providencias.

RELAÇÃO NOMINAL DOS DOCENTES VINCULADOS AO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Antônio Carlos Cantero Dorsa
Ana Cristina Baruffi
Andre de Faria Thomaz
Carolina Casella Galli
Elaine Cristina Paganotti
Enderson Lopes Guimarães
Fabio Vizeu Ferreira
Hélcio Kronberg
Rodrigo Assunção Rosa
Rodrigo Alexandre de Melo
Priscila Luciene Santos de Lima
Sílvio Bortoleto
Simone Wachter Muller Montoro
Rosangela Vargas Cassola

RELAÇÃO NOMINAL DOS TUTORES

Adilson do Carmo Bassan
Andre de Faria Thomaz
Amaury Cardoso Rios

COORDENAÇÃO

Elaine Cristina Paganotti

envelope-omap-markerphone