Curso de Graduação em Direito

0 ALUNOS INSCRITOS

    Curso autorizado pelo MEC
    Portaria Nº 357, de 29 de julho de 2019.

    Um profissional formado em Direito pode seguir carreira como advogado, juiz, promotor de justiça ou delegado de polícia, só para citar algumas possibilidades.
    Conheça um pouco mais sobre o curso de Direito e o mercado de trabalho para este profissional!

    O Curso

    A graduação em Direito tem como característica uma formação humanista, permitindo que o profissional conheça e compreenda as desigualdades sociais e as leis que regem o trabalho, do meio ambiente, o direito do consumidor, as políticas públicas etc.

    A duração do curso é de 5 anos e o objetivo da graduação é formar profissionais com postura ética e visão crítica capazes de:

    • Atuar nas diversas áreas e carreiras jurídicas de forma crítica e condizente com a legislação.
    • Ler, interpretar e redigir textos técnico-jurídicos utilizando-se corretamente da linguagem jurídica.
    • Interpretar o Direito e aplicá-lo individual ou coletivamente.
    • Utilizar o raciocínio lógico, de persuasão, de argumentação e de reflexão crítica.
    • Resolver problemas por meios extrajudiciais de prevenção e resolução de conflitos.

    Mercado de trabalho para quem faz Direito

    O mercado de trabalho para o profissional formado em Direito oferece inúmeras possibilidades de atuação e a procura por este profissional é constante. Para atuar como advogado, é necessário ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Já para exercer alguns cargos públicos, essa exigência ​pode não ser necessária, mas é recomendada.​ O profissional formado em Direito pode atuar como autônomo, montar seu próprio escritório de advocacia, trabalhar ​em escritórios de advocacia, ​em empresas do setor público, privado ou terceiro setor.

    Algumas áreas mais novas têm ampliado bastante a oferta de trabalho para este profissional. É o caso do direito ambiental, da tecnologia da informação e da propriedade intelectual.

    Abaixo, citamos algumas das áreas onde este profissional pode atuar

    • Advocacia Pública: Atuando no interesse do Estado.
    • Defensoria Pública: Defende cidadãos que não possuem renda suficiente para pagar os custos de processos judiciais.
    • Arbitragem Internacional: Este profissional lida com disputas entre governos ou empresas de diferentes países, geralmente resolvendo questões comerciais, fiscais e aduaneiras.
    • Delegacia de Polícia: Elabora inquéritos policiais, emite documentos públicos e chefia investigações.
    • Direito Administrativo: Aplica a legislação que regulamenta órgãos públicos e empresas privadas em sua relação com a sociedade.
    • Direito Ambiental: Atua nas questões entre o indivíduo e o meio ambiente.
    • Direito Civil: Representa o interesse de seus clientes em ações referentes a propriedade e posse de bens, questões familiares ou transações comerciais.
    • Direito Comercial: Intermedeia as relações jurídicas no comércio. Aplica as legislações municipais, estaduais e federais no momento da abertura, funcionamento e encerramento de comércios.
    • Direito Contratual: Representa pessoas físicas ou jurídicas no momento de redigir e assinar contratos de compra e venda ou fornecimento de serviços.
    • Direito da Tecnologia da Informação Analisa as questões jurídicas ligadas à informática. Atua nas relações entre usuários, agentes, provedores de internet, fornecedores, lojas virtuais e empresas de software.
    • Direito de Propriedade: Defende e preserva os direitos de autores em relação às suas obras a fim de protegê-los contra roubo e falsificação.
    • Direito do Consumidor: Aplica as normas que garantem direitos ao consumidor perante os fornecedores de bens e serviços.
    • Direito Penal ou Criminal: Atua na defesa ou acusação de crimes e contravenções contra pessoas físicas ou jurídicas.
    • Direito Trabalhista e Previdenciário: Representa pessoas ou empresas em questões sindicais, previdenciárias e em disputas entre empregado e empregador.
    • Direito Tributário: Cuida das normas relativas a​ impostos e taxas e obrigações tributárias.
    • Magistratura: Atua como juiz no ​julga​mento de​processos.
    • Ministério Público: Defende os interesses da sociedade perante o juiz, apura responsabilidades e fiscaliza o cumprimento das leis.

    Curso: Direito
    Habilitação:
    Bacharelado
    Modalidade: Presencial
    Número de vagas: 180 (cento e oitenta) anuais
    Turno: Integral
    Acesso: Processo seletivo, transferência e ex officio
    Sistema de matricula (Regime Acadêmico de Oferta): Semestral

    Carga horária :

    Integralização da Estrutura Curricular

    Carga Horária em Horas-Relógio

    Atividades Complementares

    240 h

    Estágio Curricular Supervisionado

    380 h

    Trabalho de Curso

    140 h

    Disciplinas Obrigatórias

    3580 h

    Disciplinas Optativas Obrigatórias

    300 h

    Oficinas

    160 h

    TOTAL GERAL

    4800 h


    Duração do curso:
    5 (cinco) anos – 10 semestres e 16 semestres para integralização.

    Objetivos do curso – Gerais

    A FAPAD é uma faculdade que exerce atividades de ensino e extensão, e tem os seguintes objetivos gerais:

    • Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;
    • Formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais, policompetentes, capazes de analisar as demandas do mercado local e nacional, imbuídos de valores humanísticos, de realizar transformações sociais, preparando técnicos éticos, críticos, conscientes e comprometidos com o serviço público, com participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, além de colaborar na sua formação contínua;
    • Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;
    • Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;
    • Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;
    • Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;
    • Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.

    Os objetivos encontram-se pautados em ações educacionais ativas, capazes de acolher as novas práticas emergentes no campo do direito.

    Objetivos do curso – Específicos

    • Atuar na prevenção, consultoria e resolução de conflitos por meio judicial e extrajudicial com predominância do interesse público e particular, prestando serviços jurisdicionais na defesa de direitos para pessoas físicas e jurídicas de direito privado essencialmente.
    • Atuar na prevenção, consultoria e resolução de conflitos por meio judicial e extrajudicial com predominância do interesse estatal, prestando serviços jurisdicionais na defesa de direitos para pessoas físicas e jurídicas de direito privado e público, porém predominantemente de direito público.
    • Atuar na prevenção, consultoria e resolução de conflitos por meio judicial e extrajudicial com predominância dos interesses coletivos, difusos e de novos temas da área jurídica, prestando serviços jurisdicionais na defesa de direitos para pessoas físicas e jurídicas de direito privado e público.

    Perfil do egresso

    Posto isso, os egressos dos Cursos de Graduação da Faculdade Pan-Americana devem ser imbuídos:

    • de valores éticos, honestidade, coerência, pensamento autônomo e crítico, liberdade e responsabilidade;
    • de espírito cooperativo e de equipe, que respeita às diferenças e com capacidade de dialogar;
    • de espírito de pesquisa e que busca a compreensão de fenômenos, a capacidade de argumentar, o conhecimento técnico-científico, a integração da teoria e da prática, a consciência de aprender a aprender e atualizar-se sempre, o conhecimento sensitivo, artístico e estético, a apropriação crítica das informações e dos recursos tecnológicos;
    • da capacidade de solucionar problemas, apoiado em fundamentos teóricos, da capacidade empreendedora, da capacidade na elaboração de conceitos autônomos e críticos, na elaboração de projetos e propostas, no espírito de iniciativa, invenção e imaginação e da capacidade de exercer a liderança.

    Aos predicados intelectuais do bacharel em Direito devem corresponder também uma nova atitude e aptidão moral que o recoloquem nos centros de decisão, na área pública, como protagonista capaz de atender às demandas presentes na sociedade em que se insere o curso da FAPAD, desenvolvido na cidade de Curitiba – PR, o qual, para além de demandas regionalizadas, deve responder a pautas nacionais e internacionais, sobretudo nas carreiras internacionais da diplomacia.

    CURSO PRIVADOS
    • PRIVADO
    • UNLIMITED ACCESS

    Pesquise um curso

    Últimas Notícias

    top