Políticas de Ensino

A Faculdade Pan-Americana entende que o acesso ao ensino superior aliado a outros elementos estruturais contribui para a promoção do desenvolvimento social, econômico, político e cultural da sociedade. A educação superior pode ser entendida como um espaço privilegiado para o conhecimento e a superação dos problemas regionais e locais, pois prepara pessoal qualificado para o desenvolvimento e o bem-estar social da população, como também, para o exercício da cidadania e da autonomia.

Programas acadêmicos de suporte ocupam um papel importante nessa dimensão, tais como Monitoria, Tutoria, Programas de Bolsas, Estágio Interno com incentivo à mobilidade acadêmica, nos mais diversos âmbitos, será uma pauta relevante na organização didático-pedagógica.

Nesse sentido, para que possa formar profissionais competentes, tanto na modalidade presencial quanto a distância é preciso garantir um ambiente saudável, aberto e acolhedor da diversidade, é assim que os jovens podem aprender mais e melhor e desenvolver ao máximo suas capacidades intelectuais. Por isto é que, do próprio ponto de vista de seu desenvolvimento acadêmico e da educação que se propõe dar aos acadêmicos, a Faculdade Pan-Americana irá buscar, constantemente, mais inclusão e mais diversidade em suas unidades.

Em síntese, a política para o ensino preconizada pela Faculdade Pan-Americana implica, entre outras medidas, a adoção de currículos flexíveis, atualizados e mais condizentes com as mudanças da realidade mundial e regional, em que os saberes se inter-relacionem e se complementem por meio da utilização de modernas tecnologias de ensino.

Para tanto pretende-se atender a um maior número de acadêmicos visando a:

  • Aumentar a produção do conhecimento científico e formando profissionais mais atualizados, competentes e capazes de intervir na realidade local e regional;
  • Criar condições para a formação de profissionais inovadores, policompetentes, analisando as demandas do mercado local e nacional, com vistas à sistematização de processos educativos problematizadores, contextualizadores, flexibilizadores e integralizadores;
  • Fortalecer a articulação da teoria com a prática, por meio de atividades acadêmicas (iniciação científica, extensão, estágios obrigatórios, atividades complementares);
  • Desenvolver a gestão acadêmica no que tange à dinâmica do processo ensino-aprendizagem em articulação com a Coordenação dos cursos, Docentes, Tutores e Discentes da IES;
  • Instituir de forma processual e sistemática o regime semipresencial nos cursos de graduação, nos termos da legislação vigente;
  • Estimular o intercâmbio interinstitucional de docentes, tutores e discentes, em nível nacional e internacional;
  • Garantir a qualidade na execução de Programas e Cursos, atendendo às expectativas dos participantes e ampliando as suas possibilidades acesso ao mundo do trabalho.

Para implementar a política de ensino da FAPAD utilizará técnicas didático-pedagógicas e metodologias que favoreçam o atendimento educacional especializado por meio Metodologia Ativa e de softwares que possibilitam a inclusão de pessoas com deficiência ou com transtorno de espectro autista. Pretende-se ainda, possibilitar a interação dos docentes da FAPAD com professores do exterior em reuniões realizadas por vídeo conferência.

Os princípios teóricos–metodológicos que orientam as ações dos serviços inovadores educacionais da FAPAD orientam-se para o ensino, para a pesquisa, por meio da iniciação científica e para a extensão, com programas específicos, independentemente da modalidade de ensino.

A política de ensino da FAPAD objetiva a inovação. A inovação é um tema abrangente e transversal, sua inclusão na política de ensino da FAPAD se concretiza como uma ação institucional transformadora no contexto das atividades da faculdade. Este caráter transversal deve ser entendido de forma ampliada, envolvendo o tripé Ensino – Pesquisa – Extensão, além de auxiliar na atualização contínua das práticas de gestão. Nesta perspectiva, a formação acadêmica de excelência global envolve a necessidade de reflexão contínua sobre as práticas de ensino frente aos novos desafios de uma sociedade cada vez mais digital.

Sendo assim, as iniciativas relacionadas às práticas pedagógicas inovadoras devem ser estruturadas e disseminadas de modo a se ter um ambiente de inovação ampliado no ensino. Além disso, a criação e reestruturação dos cursos deve se consubstanciar balizadas em uma perspectiva alinhada aos desafios globais de formação no ensino superior. Para que a formação acadêmica esteja em consonância com as demandas atuais da sociedade.

Portanto, é preciso estimular a inventividade, além de possibilitar uma aprendizagem ativa, interativa e autônoma tanto nos cursos presencias como nos cursos desenvolvidos na modalidade a distância, viabilizando a troca de conhecimentos e colaboração entre toda a comunidade acadêmica. A incorporação de novas tecnologias no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem torna-se imperativa, desde que considere as contingências socioeconômicas, as possibilidades cognitivas e a realidade objetiva de docentes, tutores e discentes, adotando a mediação didática e tecnológica de forma qualificada e inclusiva.

O Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei nº 13.243/2016), regulamentado pelo Decreto nº 9.283/2018, alterou a legislação nesta área e proporcionou a criação de um ambiente mais favorável à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação nas IES.

Considerando o avanço tecnológico e a constante necessidade de Inovação o ensino na FAPAD se debruçará em dois eixos norteadores:

1. Inovação no ensino

  • Reuniões interativas, sejam presenciais ou on-line para formação e atualização de práticas pedagógicas inovadoras;
  • Oferta de cursos para docentes e tutores que possibilitem o conhecimento de ferramentas, produtos e processos que auxiliem na apropriação de práticas pedagógicas inovadoras;
  • Estímulo à oferta de componentes curriculares em língua estrangeira e intercâmbio internacional de professores e acadêmicos focado em troca de experiências inovadoras no ensino.

2. Disseminação da prática da inovação e do empreendedorismo

  • Capacitação para os docentes nas áreas de Inovação e Empreendedorismo;
  • Realização de convênios promotores de Inovação com Incubadoras e Parques Tecnológicos;
  • Fortalecimento da interação entre pesquisadores, inventores e organizações, reforçando o valor estratégico da transferência de conhecimento;
  • Incremento de ações de comunicação no âmbito da promoção do comportamento empreendedor e inovador.

No ensino, o foco está centrado no acadêmico, de forma participativa, de modo a proporcionar a aquisição do perfil definido, em cada curso, e o desenvolvimento de suas capacidades críticas e criativas, além de conscientizá-lo das responsabilidades sociais, políticas e éticas. O ensino na FAPAD prevê a atualização curricular sistemática por meio da atuação do Núcleo Docente Estruturante de cada curso, a oferta de componentes curriculares na modalidade a distância quando previsto nos Projetos Pedagógicos dos Cursos por meio do AVA.

Na pesquisa, com a iniciação científica, o enfoque volta-se para a investigação exploratória, descritiva e explicativa da realidade, com sentido de ampliar o entendimento e de contribuir para as áreas de abrangência dos cursos, haverá realização de chats com parceiros previamente conveniados para a troca de experiências nas diversas áreas dos cursos.

Na extensão, o objetivo é possibilitar interface permanente da comunidade acadêmica com a sociedade, por meio de conhecimentos, informações e prestação de serviços, na busca do benefício mútuo.

Integram o conteúdo programático dos cursos da FAPAD, em todos os períodos letivos do curso, para colaborar com o enriquecimento do currículo dos cursos e contemplar o perfil traçado do profissional:

  • Programas de iniciação científica e atividades de pesquisa.
  • Extensão conforme a RESOLUÇÃO Nº 7/18/2018.
  • Atividades de monitoria (conforme edital).
  • Oferta de Nivelamento (transversal a todos os cursos)
  • Estágios curriculares obrigatórios e não obrigatórios.
  • Cursos, congressos, seminários, mesas-redondas, simpósios, visitas dirigidas, painéis, conferências, palestras ou eventos similares.

A FAPAD prevê a Interdisciplinaridade do processo de formação de pessoas, cidadãos e profissionais exigindo a globalidade do currículo e das ações dos responsáveis pela sua efetivação didático-pedagógica, política, ética, estética e transcendental nos diferentes componentes curriculares e situações que o integram, na forma de conhecimentos, hábitos, habilidades, competências, atitudes e valores dela decorrentes.

É política orientadora das ações de ensino–aprendizagem–desenvolvimento–educação de graduação da FAPAD propiciar ao acadêmico uma formação global que lhe permita construir competências, hábitos, habilidades e atitudes de forma crítica e criativa, estimulando-o a resolver problemas, estudar casos, intervir em realidades, prever crises, fazer predições sempre de forma ágil, versátil e ética, buscando seu auto aprimoramento e autor realização como pessoa e como cidadão, qualificando-o profissionalmente, tornando-o ciente de suas responsabilidades, usando para isso os recursos do conhecimento em seus vários níveis e modalidades, além das vivências e intervenções em realidades do seu cotidiano próximo ou remoto.

Isso pressupõe docentes permanentemente preparados para desafiar seus acadêmicos à construção interativa do aprendizado, intervir no processo a fim de aperfeiçoá-lo, utilizando para tanto, metodologias e recursos diferenciados e uma proposta de avaliação que atue como agente de mediação entre o objeto a ser conhecido e a disposição do acadêmico para aprender.

Qualquer entendimento que se possa externar sobre o processo ensino‐ aprendizagem passa antes pela incorporação de valores que desencadeiam intenções, vinculados às realidades política, cultural e social. Seus desdobramentos naturalmente se enquadram no que de melhor e necessário possa ser buscado para a adequada preparação de profissionais competentes e sintonizados com essas realidades.

O processo de preparação profissional extrapola o aprendizado técnico e deve estar voltado à internalização dos conteúdos pertinentes à atividade profissional e ao consequente domínio de suas respectivas competências e habilidades. Vai à busca do perfil de um cidadão que, além disso, precisa estar consciente de que a sua vivência acadêmica, hoje, e profissional, amanhã, deverá refletir um modelo de formação que priorizou a Sustentabilidade, o Empreendedorismo e a Empregabilidade, consciente de seu papel como ser humano socialmente responsável.

O egresso da FAPAD deverá integrar a sociedade a que sempre pertenceu, como um cidadão transformado, dotado de perspectivas diferentes e inovadoras que o levem a adquirir compromissos com grupos ou pessoa, a assumir o exercício de uma nova atividade conquistada por mérito, a valorizar o trabalho e também a si próprio e não confrontar o bem individual com o coletivo.

À postura de incutir valores e habilidades incorporadas pela educação sistemática, são integradas, de forma que não pode ser dissociada ou restringida, as informações do cotidiano social, as vivências, a compreensão sobre as características da relação humana, a ética, o respeito às opções individuais, aos limites pessoais, profissionais e às diferenças em sua mais abrangente concepção, configurando as formas da educação assistemática.

A FAPAD pretende consolidar suas políticas, estabelecendo os seguintes princípios gerais para o ensino:

  • Estimular o relacionamento interpessoal e a comunicação eficaz, propiciando o trabalho em grupo e em equipes;
  • Fomentar práticas de aprendizagem para formação da pessoa e do profissional comprometidos com um mundo melhor;
  • Desenvolver ações inclusivas que contemplem a responsabilidade social, amparada em valores nos quais se assentam a sustentabilidade, a empregabilidade e o empreendedorismo;
  • Oferecer soluções educacionais que atendam exigências de formação cidadã para o presente e futuro, provendo, por meio de suas ações, competências, habilidades e atitudes requeridas pela sociedade;
  • Capacitar todos os envolvidos em suas ações sistematizando a tomada de decisão e prontidão às mudanças, a inclusão social e a flexibilidade;
  • Oferecer curso de Inglês para colaborar com as atividades de internacionalização;
  • Oferecer Programa “Ambientação em Educação a Distância”.

Desta maneira, há alinhamento entre o PDI e a política de ensino, considerando os métodos e as técnicas didático-pedagógicas, metodologias que favoreçam o atendimento educacional especializado e as atividades de avaliação, possibilitando práticas de ensino de graduação e de pós-graduação, com incorporação de avanços tecnológicos, e com metodologia que incentive a interdisciplinaridade, principalmente com a promoção de ações inovadoras.

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