A Faculdade Pan-Americana entende que a iniciação precoce na ciência é salutar, pois ela dá acesso a não aceitação de qualquer resposta pré-fabricada ou de qualquer certeza que esteja em contradição com os fatos. A iniciação científica conduz, nesse sentido, à formação da atitude científica do acadêmico que se reflete no desempenho do profissional capacitado a enfrentar os novos desafios, que são a tônica de um mundo globalizado e competitivo. A Faculdade Pan-Americana busca, com esta iniciativa, criar condições para que acadêmicos se transformem em pesquisadores.
Nos programas de iniciação científica, abertos às áreas do conhecimento que abrigam os cursos oferecidos pela Faculdade, os acadêmicos trabalham em seus projetos sob a orientação de um professor designado para tal.
As diretrizes que norteiam a política de iniciação científica da Faculdade são:
• Incentivar a produção científica discente própria ou em colaboração com seus orientadores, visando à criatividade e a crítica;
• Contribuir para o desenvolvimento de formas de pensamento que assegurem a sua clareza e o poder crítico, construtivo e independente;
• Incentivar o acadêmico não só a observar a realidade, mas também a dialogar com ela e a agir sobre ela, por meio dos procedimentos que caracterizam o trabalho científico: o teste, a dúvida, o desafio que, por sua vez, desfazem a tendência meramente reprodutiva da aprendizagem;
• Aprimorar o espírito analítico-crítico e desenvolver o espírito científico do acadêmico universitário;
• Incrementar a participação dos acadêmicos em programas de iniciação científica, promovidos pela instituição;
• Ampliar e fortalecer as atividades de iniciação científica, assim como outros programas especiais dirigidos ao aperfeiçoamento do alunado de graduação, com práticas acadêmicas voltadas à produção e interpretação do conhecimento; por meio de Simulação de tribunal do júri, audiências públicas, processos licitatórios, debates legislativos, campanhas eleitorais, por exemplo , diretamente ligadas ao direito penal, direito do trabalho, interesses difusos e coletivos, direito administrativo, direito eleitoral, nos exemplos , auxiliarão o discente na compreensão dos problemas filosóficos e antropológicos do quotidiano, demonstrando a eficiência dos instrumentos sociais para a pacificação e resolução dos conflitos. Dessas dramatizações os discentes devidamente coordenados produzirão textos a compor revista cientifica de interesse social, apresentando a problematização e as sugestões de resolução. Ainda nos exemplos, podemos citar temas como lei de execução penal, pena capital, revisão da lei de licitações, obrigatoriedade de voto …, são temas que serão colocados em evidencia, por suas incoerências e distanciamento do desejo social. Através de dramatização da vida cotidiana os discentes poderão circular nos mais diversos ramos do direito, utilizando temáticas de impacto social.
• Subsidiar a iniciação científica por bolsas oferecidas aos acadêmicos, que consistem em ajuda de custo ou desconto na mensalidade da Faculdade.
• Incentivar o acadêmico da graduação a dar continuidade aos seus estudos por meio de cursos de pós-graduação. A Instituição manterá regulamentadas as atividades de iniciação científica por meio de regulamento próprio, no qual apresentará as regras para que acadêmicos e professores possam participar do Programa de Iniciação Científica da Faculdade.
• Constituir a pesquisa como um dos pilares da formação superior, garantindo condições amplas para a inserção de docentes e discentes nessa atividade;
• Consolidar as linhas e os grupos de pesquisa: