Projetos de Extensão

Inscrições prorrogadas até dia 18/08. 
Provas até 19/08.

Entende-se como Programa de Extensão o conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão, de caráter multidisciplinar e integrado a atividades de pesquisa e de ensino. Tem caráter orgânico-institucional, integração no território e/ou grupos populacionais, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo por alunos orientados por um ou mais professores da instituição.
Os projetos e as atividades de extensão na FAPAD serão norteadas e sistematizadas a partir de oito áreas temáticas, correspondentes a grandes focos de política social. São elas: Comunicação; Cultura; Direitos humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção e Trabalho.
Quanto as modalidades, poderão ser registradas como programas, projetos, cursos e oficinas, eventos e prestação de serviços. As modalidades da extensão poderão ser vinculadas e desenvolvidas pelo curso e no decorrer das unidades curriculares a depender do projeto pedagógico de cada curso.
Conheça os projetos em andamentos:
direito e cinema

Descrição do projeto

  A pesquisa interdisciplinar ocorre quando a colaboração entre várias disciplinas conduz a interações, isto é, a uma certa reciprocidade de intercâmbios, de tal forma que, no final do processo interativo, cada disciplina saia enriquecida, podendo gerar a criação de uma nova disciplina interdisciplinar. Seria o caso do projeto de extensão Direito e Cinema.
  A proposta é identificar nas obras cinematográficas, não apenas o ponto de vista de exemplificação de uma determinada situação, mas também ser um veículo instrucional do conteúdo programático da disciplina, despertar uma consciência humanística e revelar a amplitude significativa do objeto de estudo/trabalho.

Proposta de organização da atividade

  A metodologia proposta prevê a exibição de filmes orientados, proposições de teses/problemas e após debates mediados, com a seguinte divisão:
• Reuniões, análise, estudo e escolha dos filmes a serem exibidos;
• Exibição dos filmes;
• Associação dos conhecimentos jurídicos aos fatos narrados no vídeo;
• Escolha dos convidados pesquisadores;
• divulgação e exibição dos filmes e seus respectivos debates, por meio de cartazes e internet;
• Organização e a montagem do evento;
• Uso de Questionário de avaliação do público-alvo.

Encontros

  Os encontros serão mensais, em horário a ser estabelecido, e com duração máxima de 4 horas.
  Os encontros serão conduzidos por um mediador, normalmente professor da IES e/ou convidado que fará uma apresentação do filme e tema a ser debatido, apresentando a questão a ser enfrentada no encontro.

Vagas

30 (trinta) vagas.

Participação dos discentes

  A participação no projeto para os discentes poderá contará como horas atividades complementares, mediante apresentação do certificado de participação.
  Será expedido certificado ao participante que atender aos requisitos:
a) participação de no mínimo 75% (setenta e cinco) por cento da carga horária.

Participação da comunidade

Ao participante da comunidade será entregue certificado de participação.

Descrição do projeto

  A pesquisa interdisciplinar ocorre quando a colaboração entre várias disciplinas conduz a interações, isto é, a uma certa reciprocidade de intercâmbios, de tal forma que, no final do processo interativo, cada disciplina saia enriquecida, podendo gerar a criação de uma nova disciplina interdisciplinar. Seria o caso do projeto de extensão Grupo Orientado de Leitura.
  A proposta é identificar nas obras literárias jurídicas e não jurídicas, não apenas o ponto de vista de exemplificação de uma determinada situação, mas também ser um veículo instrucional do conteúdo programático da disciplina, despertar uma consciência humanística e revelar a amplitude significativa do objeto de estudo/trabalho.
  É neste contexto que se propõe o projeto de pesquisa e extensão Grupo Orientado de leitura.
  Além do conhecimento, o estudo orientado em grupo permite o compartilhamento de ideias, saneamento de dúvidas, além de aumentar a motivação nos estudos.

Proposta de organização da atividade

  A metodologia proposta prevê o debate de obras literárias jurídicas e não jurídicas orientados, proposições de teses/problemas e após debates mediados, com a seguinte divisão:
• Reuniões, análise, estudo e escolha das obras;
• Associação dos conhecimentos jurídicos aos fatos narrados nas obras;
• Escolha dos convidados pesquisadores;
• divulgação e exibição das obras selecionadas e seus respectivos debates, por meio de cartazes e internet;
• Organização e a montagem do evento;
• Uso de Questionário de avaliação do público-alvo.

Encontros

  Os encontros serão a princípio a cada dois meses, podendo ser mensais, em horário a ser estabelecido, e com duração máxima de 2 horas.
  Os encontros serão conduzidos por um mediador, normalmente professor da IES e/ou convidado que fará uma apresentação da obra e tema a ser debatido, apresentando a questão a ser enfrentada no encontro.

Vagas

30 (trinta) vagas.

Participação dos discentes

  A participação no projeto para os discentes poderá contará como horas atividades complementares, mediante apresentação do certificado de participação.
Será expedido certificado ao participante que atender aos requisitos:
b) participação de no mínimo 75% (setenta e cinco) por cento da carga horária.

Participação da comunidade

Ao participante da comunidade será entregue certificado de participação.

Descrição do projeto

  Há diversas opções para o profissional no mercado jurídico – e cada uma delas vem acompanhada de desafios, tendências e requisitos próprios. É possível seguir uma carreira corporativa, abrir um próprio escritório de advocacia, galgar um concurso público ou até mesmo buscar uma carreira internacional, é dizer, é um verdadeiro leque de oportunidades.
  Não obstante, o mercado de trabalho na área jurídica sofreu diversas mudanças nos últimos anos. A alta competitividade, baixa remuneração, adaptação, as dificuldades da atuação, o perfil dos clientes, as inovações tecnológicas, mudanças na legislação e na orientação jurisprudencial são alguns obstáculos enfrentados pelo profissional, especialmente os recém-formados. Sobre essa realidade, ressalta André Giamberardino:
Nenhum curso de graduação conta com maior oferta no Brasil que o curso de Direito. Segundo dados de 2017, 3 são 817.934 matrículas em um universo de aproximadamente 1.500 cursos, o que estimula a competição e a redução da remuneração média na advocacia privada, bem como afunila o ingresso por concurso em carreiras públicas .
  Diante desse cenário, essencial entender como é classificada a trajetória desses profissionais, agregando reflexividade à formação do futuro destes, ao mesmo tempo minimizando os efeitos da relação “expectativa versus realidade” do aluno, como bem pondera André Gianberardino:
A redução do ensino a um espaço de mero treinamento, pautado pelas demandas e pelos habitus das profissões jurídicas, sem a capacidade de reflexividade e problematização, significa a própria destruição do ensino e também um projeto bem-sucedido de naturalização da violência do Estado. Conjugação perigosa, essa que une uma pedagogia de passividade à investidura do poder de praticar atos que semeiam dor e morte .
É neste contexto que se insere o projeto de extensão “Desafios da Carreira Jurídica”.

Proposta de organização da atividade

  A metodologia proposta prevê o debate de obras literárias jurídicas e não jurídicas orientados, proposições de teses/problemas e após debates mediados, com a seguinte divisão:
• Reuniões, análise, estudo e escolha das obras;
• Associação dos conhecimentos jurídicos aos fatos narrados nas obras;
• Escolha dos convidados pesquisadores;
• divulgação e exibição das obras selecionadas e seus respectivos debates, por meio de cartazes e internet;
• Organização e a montagem do evento;
• Uso de Questionário de avaliação do público-alvo.

Encontros

  Os encontros serão mensais, em horário a ser estabelecido, e com duração máxima de 50 minutos, a princípio às sextas-feiras, das 17h40 às 18h30, a partir do 2º semestre de 2022.
  Os encontros serão conduzidos por um mediador, normalmente professor da IES e/ou convidado que fará uma apresentação de uma das carreiras jurídicas e tema a ser debatido, apresentando a questão a ser enfrentada no encontro.

Vagas

30 (trinta) vagas.

Participação dos discentes

A participação no projeto para os discentes poderá contará como horas atividades complementares, mediante apresentação do certificado de participação.
Será expedido certificado ao participante que atender aos requisitos:
c) participação de no mínimo 75% (setenta e cinco) por cento da carga horária.

Participação da comunidade

Ao participante da comunidade será entregue certificado de participação.

Resumo

  “Direito achado na web: riscos e oportunidades no ciberespaço”, é um projeto de extensão que tem por objetivos: aproximar a IEs à comunidade em que está inserida; socializar conhecimentos de direito digital visando a formação cidadão; promover a utilização inteligente do ciberespaço através do diálogo sobre riscos e oportunidades e ampliar a formação humanística dos atores envolvidos, contribuindo para a formação de sua visão de mundo e consciência de responsabilidade social. Tem por base teórica a teoria crítica e o programa de extensão da UnB “Direito achado na rua” (SOUZA JUNIOR, 2015; 2021).
  A metodologia prevê o envolvimento discente e comunidade local, encontros presenciais e virtuais para a compreensão do ciberespaço e seu uso inteligente e proposição, a partir das experiências identificadas, de encaminhamentos ao NPAJ, campanhas e materiais didático-elucidativos. O projeto tem seu início previsto para agosto de 2022 e será desenvolvido em fluxo contínuo, com avaliações periódicas de acompanhamento e registro das decisões.

Resultados esperados

  Espera-se a qualificação do uso da Internet por parte das parcelas da sociedade civil que serão tomadas como público-alvo e que as Oficinas sejam adequadas às demandas solicitadas e úteis para seus contextos. Além disso, que a população de Curitiba construa uma opinião pública crítica, a partir do acesso a informações de qualidade e que se torne uma sociedade atuante, a partir da cibercidanania e da ciberdemocracia, a partir do domínio do uso dos sites do Poder Público e das ferramentas de transparência e de controle popular. Por fim, diante da produção de conteúdos adequados à comunidade em que a IES está inserida, de acordo com o andamento do presente Projeto, busca-se construir materiais de informação, como cartilhas, para que o conhecimento produzido seja disseminado ao máximo de pessoas.

Proposta de organização da atividade

  No encontro inaugural será realizado uma atividade diagnóstica (oral e escrita) para se verificar o nível de conhecimento dos participantes, para fins de organização dos grupos de trabalho.
  Através de um levantamento bibliográfico, que possibilitará o desenvolvimento de pesquisa científica, fundamentaremos um Curso Básico a ser apresentado à sociedade. Através de uma pesquisa qualitativa, buscaremos levantar os principais temas que a sociedade identifica como problemáticas no que se refere às vivencias no ciberespaço.
  Além disso, a partir dos resultados levantados nas pesquisas, serão desenvolvidas outras atividades de entrega como oficinas, elaboração de conteúdos informativos (e-books, lives, infográficos), a ser apresentado à sociedade.
  A metodologia proposta prevê a proposições de teses/problemas e após debates mediados, com a seguinte divisão:
• Reuniões, análise, estudo e escolha dos temas a serem debatidos;
• Associação dos conhecimentos jurídicos;
• Escolha dos convidados pesquisadores;
• Organização e a montagem do evento;
• Uso de Questionário de avaliação do público-alvo.

  A avaliação será realizada como um processo contínuo e cumulativo. Para tanto, serão realizadas atividades específicas, para que os discentes possam ter, além da pontuação que comporá a média final, um diagnóstico de seu desempenho e uma avaliação final escrita e individual.

Encontros

  Os encontros serão mensais, em horário a ser estabelecido, e com duração máxima de 50 minutos, a princípio às sextas-feiras, das 17h40 às 18h30, a partir do 2º semestre de 2022.
  Os encontros serão conduzidos por um mediador, normalmente professor da IES e/ou convidado que fará uma apresentação de uma das carreiras jurídicas e tema a ser debatido, apresentando a questão a ser enfrentada no encontro.

Vagas

30 (trinta) vagas.

Participação dos discentes

A participação no projeto para os discentes poderá contará como horas atividades complementares, mediante apresentação do certificado de participação.
Será expedido certificado ao participante que atender aos requisitos:
d) participação de no mínimo 75% (setenta e cinco) por cento da carga horária.

Participação da comunidade

Ao participante da comunidade será entregue certificado de participação.

Resumo

Resultados esperados

Proposta de organização da atividade

  A metodologia proposta prevê a proposições de teses/problemas e após debates mediados, com a seguinte divisão:
• Reuniões, análise, estudo e escolha dos temas a serem debatidos;
• Associação dos conhecimentos jurídicos;
• Escolha dos convidados pesquisadores;
• Organização e a montagem do evento;
• Uso de Questionário de avaliação do público-alvo.

  A avaliação será realizada como um processo contínuo e cumulativo. Para tanto, serão realizadas atividades específicas, para que os discentes possam ter, além da pontuação que comporá a média final, um diagnóstico de seu desempenho e uma avaliação final escrita e individual.

Encontros

  Os encontros serão mensais, em horário a ser estabelecido, e com duração máxima de 50 minutos, a princípio às sextas-feiras, das 17h40 às 18h30, a partir do 2º semestre de 2022.
  Os encontros serão conduzidos por um mediador, normalmente professor da IES e/ou convidado que fará uma apresentação de uma das carreiras jurídicas e tema a ser debatido, apresentando a questão a ser enfrentada no encontro.

Vagas

30 (trinta) vagas.

Participação dos discentes

A participação no projeto para os discentes poderá contará como horas atividades complementares, mediante apresentação do certificado de participação.
Será expedido certificado ao participante que atender aos requisitos:
d) participação de no mínimo 75% (setenta e cinco) por cento da carga horária.

Participação da comunidade

Ao participante da comunidade será entregue certificado de participação.

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